Friday, January 22, 2010

A ARTE

A ARTE
(Felipe F.)

Um dia conversando com um amigo percebi porque fiquei tanto tempo sem escrever.
Gostaria de começar este texto com uma pergunta:
- Na sua opinao, qualquer pessoa é capaz de escrever? Por que?
Inicei com esta pergunta, pois, quando a fiz a um compositor que conheci a resposta foi imediatamente negativa e eu perguntei o motivo. Segundo ele, nem todas as pessoas eram capazes de escrever boas coisas, sejam elas poesias, contos, historias ou letras de musica. A nossa conversa tomou um rumo bem filosofico quando perguntei quem define o que é bom e o que nao é. Quero incentivar todos a serem artistas, nao existe nada mais belo e honesto que as emoçoes da arte. Como ja dizia meu diretor: “...papel aceita tudo...”, pois é, ele tem razao, embora o contexto tenha sido outro. Nao existe apenas um ponto de vista, um texto é como o amor, voce precisa encontrar a pessoa certa.
Escritores, poetas e compositores compartilham, na minha opiniao, de uma principal caracteristica basica: o coraçao. Todos precisam de um tempo de consulta com o coraçao, isto é comumente chamado de inspiraçao. A criaçao, a arte é o que vem depois. Todos colocam seus olhos em seus coraçoes e constroem em seus pensamentos e sonhos grandes obras que sao trasnferidas para o papel. Porem, nem todos estao dispostos a se abrirem desta forma. A grande dificuldade nao é escrever, mas, se descrever, ser lido.
Infelizmente nao podemos viver todas as vidas e todas as emoçoes para podermos descreve-las como nossas experiencias de vida, mas, podemos nos colocar em outros olhos, outros coraçoes, outras vidas. Podemos sofrer como se a dor fosse nossa, chorarmos de alegria com o nascimento do nosso filho sem se quer termos uma companheira, compartilhamos da solidao embora sejamos felizes em nossos relacionamentos, ou seja, existe uma infinidade de exemplos. Estes sao os olhos dos artistas, esta foi a ferramenta que nos foi dada para nos comunicarmos com as pessoas, porque, nem todos escrevem, mas, todos vivem e todos sentem, portanto, todos somos protagonistas de palavras esperando serem encontradas, para nas maos dos artistas se tornarem frases produzindo textos, que nos ensinam a viver, alegram nosso cotidiano e alimentam nossos sonhos.
Parei de escrever porque nao sabia o que poderia acontecer com o meu relacionamento se eu continuasse sendo lido, principalmente quando o fazia com outros olhos. Nao sao pelas criticas ou pela conquista, escrevo simplesmente pensando que alguem poderia estar precisando destas palavras e ainda nao encontrou quem as dissesse. Todos nos temos fraquezas, mas, forte é aquele que consegue assumi-las para si mesmo e fazer disto arte.

3 comments:

Débora said...
This comment has been removed by the author.
Débora said...

O artista consegue mesmo fazer de seu texto o seu próprio divã e pelo destino, pelo acaso passa-se tb pelo divã de quem o lê!
Bom ver seus pensamentos de volta!!

Anonymous said...

A vida corrida, o trabalho, o dia a dia nos deixam duros. Sem sentimentos, vivendo no automático. Somente qdo olhamos pra dentro, com amor e intensidade, recebemos esse click chamado inspiração. Questionar é tudo. Parabéns. E para de segurar texto, põe tudo aí, sem censura, sem pudor! HFF Free