Sunday, August 21, 2011

Saudes Vitais (Fisica, espiritual, mental e emocional)

Minha leitora preferida sugeriu que voltasse a escrever prosas, sugestao atendida.
O tema foi desenvolvido a partir da pergunta de uma amiga ao seguinte comentario: "Saudes importantes: Fisica, espiritual, mental e emocional. Analise e equilibre."

Saudes Vitais
(Felipe F. - 21/08/11)

          Estamos mergulhados diariamente em uma rotina que ingessa nossos pensamentos, nos impedindo de realizar os procedimentos basicos para o nosso amadurecimento. Estes procedimentos estao na moda, toda empresa usa, todo projeto tem e todo curso se baseia nele: PDCA (Plan, Do, Check, Act), falarei mais sobre ele posteriormente. Nos tornamos robos de carne e osso com atitudes automaticas, movidos por musicas eletronicas e tecnologicamente ativos mas humanamente fora de serviço. Mudamos o nosso foco, nossas prioridades e reclamamos das consequencias como se fossemos vitimas das nossas proprias escolhas. Essa postura egocentrica e egoista, refletida em nosso comportamento, traduz a nossa fugacidade diaria com relacionamentos relampagos e superficiais, descontroles consumistas para preencher enormes vazios internos e acreditando que Deus enviara por email a soluçao de todos os males. Estamos confortavelmente acomodados em nossas justificativas cliches buscando a perfeiçao nas outras pessoas, a que mais adoro é a falta de tempo. Se minha amiga teve tempo para chegar até aqui, nao se perdeu em tantas palavras profundas, com certeza deve estar bem chateada por ainda nao ter encontrado a sua resposta.
         O conceito é muito simples, sempre lembro do meu quarto quando vou falar sobre isso, tudo começa com organizaçao. Meu quarto sempre foi e continua sendo a residencia da bagunça, por isso, nunca esqueço por onde começo. Cada peça da bagunça em meu quarto tem o seu lugar, para aquelas que ainda nao tem eu crio. Meu recorde de organizaçao é uma semana, tempo suficiente para o retorno da faxineira, mas, quando ela arruma fico com muita dificuldade de encontrar as coisas. Ampliando e dando "nome aos bois" na bagunça do meu quarto. Quando nossa cabeça esta uma bagunça ela pode refletir em algumas areas como: fisicas, espirituais, mentais e emocionais com intensidades diferentes, atraves dos nossos pensamentos. O sentimento gera um pensamento que por sua vez gera uma açao, mas, como esta açao pode estar "certa" se nossa cabeça (o quarto), esta uma bagunça? Os pensamentos (as peças), pertencem a um lugar ou area, ou seja, eles devem ser direcionados a uma das quatro citadas acima ou criadas novas. Papel e caneta é fundamental, anote as areas e escreva seus pensamentos onde considerar mais adequado. A faxineira também tem analogia, para quem ainda nao descobriu, ela é nossa terapeuta: psicologas ou psiquiatras. Sempre é mais facil com a ajuda delas, mas, elas apenas ensinam o caminho, a caminhada é nossa. Quarto mental organizado agora vamos para o proximo passo.
           Convivi 10 anos de trabalho com essa frase diante dos meus olhos: "Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos." Albert Einsten. Esta frase me concedeu o provilegio do silencio em muitos momentos. 
           Neste momento devemos fazer uma analise critica sobre a prioridade de cada pensamento. Esta analise ira fornecer o tempo que cada um deles representa por area, ou seja, se fosse possivel representar em um grafico de pizza poderiamos visualizar em qual area estamos mais concentrados. Atraves desta analise devemos equilibrar nossas prioridades e consequentemente nossa saude. A parte mais interessante é que cada uma das saudes ou areas sao interligadas, além da sua funçao individual elas atuam diretamente sobre as outras. Amo muito tudo isso.
            Utilizando o metodo PDCA, selecionamos os pensamentos considerados como prioridades em projetos. Como diria um amigo, tipo assim: um pensamento na forma fisica, projeto verao, etapas: Planejar o que sera feito, Executar o que foi planejado (Do), Verificar os resultados (Check) e Fazer as correçoes se forem necessarias (Action). Gestao empresarial aplicada a vida.
          

1 comment:

Débora said...

Gostei do método!
No entanto, tenho uma pergunta ao teórico:
- O que fazer qdo uma pergunta que de ante-mão sabemos não ter uma resposta, se torna tão incontrolavelmente persistente no pensamento que chegam a tomar 90% do gráfico?
Só uma faxineira é capaz de ajudar?