Monday, August 29, 2011

UM TEXTO, UMA CONVERSA, COMECA ASSIM:

UM TEXTO, UMA CONVERSA. COMECA ASSIM:
(Felipe F. - 29/08/11)

        Em alguns momentos o mais dificil é começar um texto. Quando nao tenho uma ideia certa do assunto fico encarando o papel com a caneta nao mao, fazendo pequenos desenhos abstratos ao som de uma musica de fundo, esperando que a caneta comece a ser mover, letras comecem a se formar no papel para que eu apenas colora ou simplesmente a inspiraçao chegue tocando a campainha. Normalmente nada acontece e enquanto isso, fico tentando colocar profundidade e um pouco de emoçao descrevendo uma nuvem que a meia hora nao se move a minha frente. Algumas pessoas pensam que temos varios textos prontos aguardando o momento de serem transcritos, talvez isso funcionasse com o grande medium Chico Xavier, mas, nao é o meu caso. Nao sou muito persistentes nestes casos, acabo quase sempre dormindo em cima do caderno, o resultado artistico final é uma enorme lagoa que afogam algumas palavras que estavam no verso. Este foi um dos motivos que comecei a passar meus textos a limpo.
        Comparo estes momentos ao inicio de uma conversa pos abordagem feminina, aquele momento em que finalmente o homem conseguiu chamar a atençao dela sem perder a gentileza. Imaginem os pensamentos neste momento: ela de frente pra ele - fala meu filho, me parou porque? - Ele olha pra ela e sorri - Lindo seu sorriso, mas e ai? - Ele continua sorrindo - Da licença que eu preciso ir - Ela esta indo fala alguma coisa! Esta "coisa" que sai neste momento é como o meu desenho abstrato, nao tem o menor sentindo e quase sempre é idiota, mas, pode gerar uma conversa. Eu comecei com desenhos abstratos e ja estou no segundo paragrafo, se fosse uma conversa, entre um bocejo e outro acho que ainda estariamos conversando. Chamo este momentos de momento nuvem, toda semelhança nao é mera coincidencia. Todos meus amigos testosterona ja passaram por situaçoes como essa, entao, minha amiga, se esta cena acontecer com voce, tenha um pouco de paciencia com a maquina criativa dos pensamentos masculinos, por tras daquele sorriso tem alguem querendo muito dizer alguma coisa.
         Ja se foram treis CDs e dois paragrafos, consegui neste momento criar o titulo e para continuar a prosa, nada melhor que um pequeno "causu", veridico e ocorrido com este que vos escreve.
         Existem alguns remedios que aumentam a velocidade dos pensamentos criativos e minimizam o momento nuvem, um exemplo licito é o alcool. Como nao faço mais uso de nenhum "remedinho", o meu momento nuvem é companheiro, mas, eu aprendi a brincar com ele. Vamos ao "causu".
         Entre uma dança e outra e muita conversa resolvi "dar o bote", mas, nao consegui encontrar nenhuma abertura ou situaçao que proporcionasse o inicio do approach, até que apareceu uma janelinha, bem miudinha, por isso eu tinha que ser bem rapido e fui mesmo. Fiquei olhando pra ela em silencio e com cara de paisagem, ela retribuiu o olhar, a cara e ainda tombou a cabeça pro lado, como que dizendo: hein? Sabia que o momento era aquele, precisava fazer alguma coisa, olhei pra cima implorando ajuda aos meus pensamentos que nao deram a minima para o meu desespero, entao decidi agir por conta propria. A reaçao dela foi imediata, nao cheguei a completar a frase, sua gargalhada aumentava a medida que eu continuava falando. Nao sabia se parava de falar ou começava a rir também, pelo menos me disfarçava de contandor de piadas. Acabei fazendo as duas coisas e por incrivel que pareça comecei a me divertir com aquela situaçao constragedora. Minha cabecinha teimosa resolveu finalmente me ajudar e entre varias risadas contei porque havia dito aquelas "coisas" no inicio. Ela me disse, enxugando os olhos, que ninguem havia sido tao sincero daquela forma. Compartilhei com aquelas palavras, eu nunca havia sido tao sincero, principalmente numa situaçao como aquela, me senti otimo.
        Sejam sinceros e escrevam em suas vidas varios paragrafos, a linha de baixo ainda nao foi escrita.  

No comments: